#tira-dúvidas

Cartão de crédito: vilão ou mocinho?

A depender da forma de uso, o cartão de crédito pode ser vilão ou mocinho na hora de fechar o orçamento mensal. Aprenda a usar o serviço sem correr risco de endividamento!

22 de julho 2021

vilão ou mocinho?

O cartão de crédito é um dos principais causadores do endividamento no Brasil — pelo menos 81,8% das famílias estão no vermelho por causa dele, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

1/7

Apesar disso, o artifício é o mais usado: somente nos primeiros três meses deste ano, o cartão foi a principal forma de pagamento, de acordo com o Banco Central. Mas é possível usar o cartão sem prejuízo? A resposta é sim!

2/7

O primeiro passo para transformar o cartão em aliado é a organização. Uma saída é alinhar o limite de compras ao seu orçamento. O ideal é que o limite não fique acima de 50% da sua renda.

3/7

Ser franco sobre seus gastos também ajuda a manter o controle da fatura. Por isso, caso não utilize um app de controle financeiro, crie o hábito de consultar frequentemente o extrato do seu cartão de crédito.

4/7

Aproveite os benefícios! Dê preferência aos cartões que oferecem cashback, milhas e pontos e isenção de anuidade.

5/7

Não considere o cartão como parte da sua renda. Nunca realize saques pelo crédito e evite parcelar a fatura. Fuja dos juros!

6/7

Conheça o iDinheiro!

Quer saber mais sobre educação financeira?

Veja conteúdos que podem te interessar: