#finanças

Veja como fica a restituição de quem enviou a declaração retificadora do IR

#finanças

A Receita Federal começa a pagar o segundo lote de restituição do Imposto de Renda na próxima quinta-feira (30).

#finanças

O prazo de entrega da declaração terminou no último dia do mês de maio, totalizando 36.322.912 declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2022, referente ao ano calendário 2021.

#finanças

Agora que o prazo já terminou, quem enviou a declaração com algum erro ou deixou de inserir alguma informação, pode fazer uma retificação com os dados corretos.

#finanças

O envio da declaração retificadora do IR pode evitar que o contribuinte caia na malha fina. Por isso, o iDinheiro reuniu as principais informações sobre a retificação e sobre o lote de pagamentos da restituição, caso o contribuinte tenha direito.

#finanças

De acordo com a Receita Federal, quem cometeu algum erro ou deixou de inserir alguma informação, pode enviar a declaração retificadora do IR, com a correção das informações. Isso pode ser feito através dos seguintes canais:

#finanças

- Pelo Programa IRPF que o contribuinte usou para enviar a declaração original;

- Pelo e-CAC, fazendo a retificação online; ou

- Pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

#finanças

Lembrando que o contribuinte tem até 5 anos para fazer a retificação, desde que a declaração não esteja sendo fiscalizada, ou seja, desde que a Receita Federal ainda não tenha notificado o contribuinte.

#finanças

Como fica o pagamento da restituição?

#finanças

Os contribuintes que enviam a declaração antecipadamente têm maior chance de receber a restituição do imposto nos primeiros lotes, caso tenha direito.

#finanças

No entanto, como a declaração retificadora substitui integralmente a que foi enviada anteriormente, a última que for enviada é a que valerá para o pagamento da restituição.

#finanças

Dessa forma, após o envio da retificadora, o contribuinte que tiver direito à restituição terá o seu recebimento adiado, de acordo com a data de envio da nova declaração.

#finanças

Assim, essa nova data é a que passa ser considerada para a Receita Federal.

#finanças

A Receita Federal realizou o pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda no dia 31 de maio. Já o 2º lote será pago no dia 30 de junho. Veja o cronograma completo dos cinco lotes:

#finanças

- 1º lote – 31 de maio;

- 2º lote – 30 de junho;

- 3º lote – 29 de julho;

- 4º lote – 31 de agosto;

- 5º lote – 30 de setembro.

#finanças

Saiba mais sobre o Imposto de Renda 2022!

#finanças

Gostou do conteúdo? No iDinheiro abordamos os principais temas que impactam o seu bolso!